• 115

Notícias

Sexta-feira (07/04) é comemorado o Dia Mundial da Saúde

Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável

O saneamento básico é um fator essencial na manutenção da saúde pública, uma vez que evita o contato com substâncias que transmitem doenças. O sistema abrange abastecimento de água, coleta de esgoto e resíduos sólidos (lixo) e drenagem urbana.


Segundo a Diretora da Vigilância em Saúde de Caxias do Sul, Maria Ignez Bertelli, a ausência de saneamento básico influencia na ocorrência de intoxicações alimentares, leptospirose, cólera, hepatite, entre outras doenças que podem ser graves. “O saneamento é importante desde a ingestão de uma água de qualidade, evitando tanto as doenças que podem ser adquiridas, como as que podem ser transmitidas pela eliminação do esgoto”, ressalta Maria Ignez.


O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) é responsável por dois setores do saneamento básico: distribuição de água potável e coleta de esgoto. Setores que, segundo Gerson Panarotto, diretor-presidente da autarquia, são fundamentais no combate a epidemias e pandemias. “Com um trabalho bem feito nesta área, é possível reduzir custos com a saúde pública. Se as pessoas consumirem água de boa qualidade e tiverem acesso a um destino correto dos esgotos domésticos, elas terão meios de se prevenir de contaminações, que são causadoras de diversas doenças”, ressalta Panarotto.


Por lei, os casos de doenças relacionadas ao saneamento devem ser notificados pelos profissionais da saúde para serem investigados, tanto no caso de epidemias como de casos isolados.

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 

Contatos Samae: Gerson Panarotto

Telefone: (54) 3220.8600

Plantão 24h: 115

E-mail: comunica@samaecaxias.com.br


Últimas Notícias

Plantas têm uma função fundamental nas estações de Tratamento de Água e Esgoto do Samae
Leia Mais
A previsão de entrega da obra é de aproximadamente 90 dias
Leia Mais
Substituição de rede de distribuição ocorre nas ruas Mateo Gianela e Doutor Antônio Boto
Leia Mais
O trabalho na rua Carlos Giesen deverá ser concluído em 15 dias
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais