• 115

Notícias

Coleta de pinhão é proibida nas barragens de Caxias do Sul

A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres

O Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) alerta para a proibição da coleta do pinhão nas áreas de represamento da autarquia, mesmo após o dia 15 de abril, data em que a colheita será liberada no estado. Por se tratar de áreas de preservação ambiental, a retirada de recursos naturais é proibida e isso inclui as sementes de araucária, que estão em risco de extinção.

 

Quando colhemos o pinhão, impedimos que a pinha espalhe as sementes pelo solo para que novas árvores brotem. Por isso, a retirada do alimento prejudica a reprodução da espécie, que é símbolo da nossa região.

 

Além do impacto no número de araucárias, a semente também é importante para diversos animais que vivem próximos às barragens. O vigilante municipal, Denilso Adriano Soares, destaca que “o pinhão é a refeição de muitos roedores nessa época, que se abastecem do máximo de alimento possível antes da chegada do inverno”.

 

A colaboração da comunidade caxiense é essencial para que as araucárias e os animais, que dependem da árvore, sejam preservados.

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 

 


Últimas Notícias

Obra atenderá quase 290 mil pessoas da zona norte de Caxias do Sul
Leia Mais
A preocupação aumenta na Semana Santa, época em que a incidência de pessoas pescando nas barragens aumenta
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais