• 115

Notícias

Obra do Samae ampliará o abastecimento de água do Marrecas para mais 230 mil pessoas

O número de moradores atendidos aumentará mais de 300%, principalmente na região norte de Caxias do Sul

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) está realizando obras de ampliação na adutora Marrecas Rota do Sol desde o dia 22 de abril. O objetivo é ampliar o abastecimento de água do Sistema Marrecas para a região norte de Caxias do Sul. Essa área da cidade apresenta uma crescente expansão populacional e isso tem ocasionado dificuldades no abastecimento regular de água.

 

Atualmente, o Sistema Marrecas abastece cerca de 70 mil pessoas. Depois da conclusão da obra, a adutora ampliará a capacidade de abastecimento do Sistema para cerca de 300 mil moradores, o que representa um aumento de 328%.

 

A obra permitirá que a adutora forneça água de forma gravitacional a bairros que atualmente recebem água por meio de bombeamento, possibilitando economia de energia elétrica e melhoria nas condições do abastecimento. “A adutora vai permitir uma maior oferta de água através do Sistema Marrecas para toda a Zona Norte da cidade e otimizar o uso de outros sistemas que hoje atendem a região”, ressalta Leonério Castilhos, engenheiro civil da Divisão de Planejamento do Samae.

 

No entanto, por causa dos trabalhos, o Samae alerta que podem haver períodos de falta de água em parte da região do bairro Parque Oásis, nos dias úteis da semana, entre 8h e 17h. O diretor da Divisão de Água da autarquia, Adriano Bolesina, explica os motivos. As equipes precisam fechar alguns registros durante a execução dos serviços tanto por precaução quanto para conserto das redes danificadas pela obra”, complementa Adriano.

 

O custo final do empreendimento é de aproximadamente R$ 11,5 milhões e deve estar concluído até dezembro deste ano. As obras da adutora Marrecas Rota do Sol fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento Dois Terceira etapa (PAC2-3).

 

Tratamento de Água

Com as represas da cidade regularmente cheias, devido ao bom planejamento da Autarquia e o consumo consciente da população, o Samae possui total controle quanto ao abastecimento de água na nossa cidade.

Além disso, com as seis Estações de Tratamento de Água em operação, você tem a segurança de que a água que recebe em sua torneira é totalmente própria para o consumo. Isto porque todas atendem a Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que define os padrões de potabilidade da água no Brasil. Juntas, elas produzem cerca de 120 mil metros cúbicos de água por dia. No Interior, alguns Distritos e localidades são abastecidas por poços artesianos operados e monitorados pelo Samae.

Medidas, como essas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento básico, e referência nacional no segmento.


Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta (Prefeitura). Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!



Contatos Samae:

3220.8600 ou 99917.2187

Plantão 24h: 115

E-Mail: comunica@samaecaxias.com.br

Últimas Notícias

Serão instalados 90 metros de tubos de esgoto beneficiando mais de 180 moradores
Leia Mais
Serão instalados 247 metros de tubos de esgoto beneficiando mais de 1.350 moradores
Leia Mais
Investimentos na execução do sistema de abastecimento para a região de São Braz e Bevilaqua deve superar R$ 400 mil.
Leia Mais
São mais de 5km de extensão de tubos já implantados em 2017, e mais de 39.500 m de implantação da rede de esgoto do tipo separadora previstos para serem executados até o final de 2020 beneficiando cerca de 40 mil moradores
Leia Mais
Trânsito na rua La Salle está em meia pista e vagas de estacionamento ficarão indisponíveis temporariamente
Leia Mais
Trânsito na rua Moreira César esquina com a Evaristo de Antoni está em meia pista
Leia Mais
Servidores da Comusa visitaram estações de tratamento e obras do Samae na manhã desta terça-feira, dia 29 de agosto.
Leia Mais
Plantas têm uma função fundamental nas estações de Tratamento de Água e Esgoto do Samae
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais