• 115

Notícias

Obra do Samae ampliará o abastecimento de água do Marrecas para mais 230 mil pessoas

O número de moradores atendidos aumentará mais de 300%, principalmente na região norte de Caxias do Sul

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) está realizando obras de ampliação na adutora Marrecas Rota do Sol desde o dia 22 de abril. O objetivo é ampliar o abastecimento de água do Sistema Marrecas para a região norte de Caxias do Sul. Essa área da cidade apresenta uma crescente expansão populacional e isso tem ocasionado dificuldades no abastecimento regular de água.

 

Atualmente, o Sistema Marrecas abastece cerca de 70 mil pessoas. Depois da conclusão da obra, a adutora ampliará a capacidade de abastecimento do Sistema para cerca de 300 mil moradores, o que representa um aumento de 328%.

 

A obra permitirá que a adutora forneça água de forma gravitacional a bairros que atualmente recebem água por meio de bombeamento, possibilitando economia de energia elétrica e melhoria nas condições do abastecimento. “A adutora vai permitir uma maior oferta de água através do Sistema Marrecas para toda a Zona Norte da cidade e otimizar o uso de outros sistemas que hoje atendem a região”, ressalta Leonério Castilhos, engenheiro civil da Divisão de Planejamento do Samae.

 

No entanto, por causa dos trabalhos, o Samae alerta que podem haver períodos de falta de água em parte da região do bairro Parque Oásis, nos dias úteis da semana, entre 8h e 17h. O diretor da Divisão de Água da autarquia, Adriano Bolesina, explica os motivos. As equipes precisam fechar alguns registros durante a execução dos serviços tanto por precaução quanto para conserto das redes danificadas pela obra”, complementa Adriano.

 

O custo final do empreendimento é de aproximadamente R$ 11,5 milhões e deve estar concluído até dezembro deste ano. As obras da adutora Marrecas Rota do Sol fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento Dois Terceira etapa (PAC2-3).

 

Tratamento de Água

Com as represas da cidade regularmente cheias, devido ao bom planejamento da Autarquia e o consumo consciente da população, o Samae possui total controle quanto ao abastecimento de água na nossa cidade.

Além disso, com as seis Estações de Tratamento de Água em operação, você tem a segurança de que a água que recebe em sua torneira é totalmente própria para o consumo. Isto porque todas atendem a Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que define os padrões de potabilidade da água no Brasil. Juntas, elas produzem cerca de 120 mil metros cúbicos de água por dia. No Interior, alguns Distritos e localidades são abastecidas por poços artesianos operados e monitorados pelo Samae.

Medidas, como essas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento básico, e referência nacional no segmento.


Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta (Prefeitura). Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!



Contatos Samae:

3220.8600 ou 99917.2187

Plantão 24h: 115

E-Mail: comunica@samaecaxias.com.br

Últimas Notícias

Pessoas usam o nome de prestadores de serviço para extorsão
Leia Mais
Descubra como acessar sua fatura pelo nosso site
Leia Mais
A manutenção dos recursos naturais é uma das responsabilidades da autarquia
Leia Mais
Descubra a importância do frio para o desenvolvimento adequado das plantas
Leia Mais
A implantação das redes separadoras é resultado de parcerias com incorporadoras e beneficiarão mais de mil famílias
Leia Mais
Algumas informações devem ser observadas com atenção, na hora do recebimento da fatura
Leia Mais
A instalação de gatos em redes públicas de água é ilegal e pode resultar em multa, além de aumentar a tarifa para os pagantes regularizados
Leia Mais
O número de moradores atendidos aumentará mais de 300%, principalmente na região norte de Caxias do Sul
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais