• 115

Notícias

Como fazer a leitura correta da sua conta de água

Algumas informações devem ser observadas com atenção, na hora do recebimento da fatura

A conta de água e esgoto que é entregue pelo SAMAE todo mês, reúne várias informações essenciais sobre o consumo mensal de cada residência de Caxias do Sul. Nela encontramos informações fundamentais para o entendimento do valor cobrado e do consumo mensal, além disso é por meio da conta que podemos ter os primeiros indícios de possíveis vazamentos que possam estar acontecendo nas residências ou até mesmo nas redes de distribuições.

Pensando nisso, o SAMAE criou um mapa da conta de água e esgoto, em formato de infográfico, para que todos os usuários possam compreender sobre seus gastos, consumos e economias. Confira no vídeo abaixo:

 


          

         

    
            Elaboramos ainda, a lista das informações mais importantes da conta. 

  

1.                Código do Consumidor

O Código do consumidor é uma sequência numeral que auxilia a identificação da edificação que recebe a distribuição de água e tratamento ou afastamento de esgoto. Esse número é sempre solicitado quando o consumidor necessita de qualquer atendimento por telefone ou até mesmo na Divisão Comercial do SAMAE.


2.              Descrição dos Serviços

Nesse campo, podemos identificar quais são os serviços que estão sendo cobrados pelo SAMAE, pois cada um tem um valor estipulado por Decreto
 
municipal.

 

3.              Histórico de Consumo

Com o histórico de consumo, o usuário pode verificar os consumo muito de cada mês e assim identificar possíveis diferenças no consumo. Ou seja, se a conta mantiver números muito similares entre os meses e no último mês ocorrer um consumo muito superior ou inferior a essa média, pode ter ocorrido algum problema na medição ou um vazamento interno. Verifique se não há vazamentos nas instalações hidráulicas prediais ou contate com o SAMAE caso o problema persista.

 

4.              Data da Ligação

Essa informação pode ser um dos fatores que o consumidor pode identificar alguma problemática na sua rede. Ou seja, quanto mais antiga for a ligação, consequentemente, maior será a chance da residência ter algum tipo de vazamento ou problema interno. Edificações mais novas, de até 15 anos, tem menores chances de sofrer com o desgastes e vazamentos, do que as mais antigas.

          Com essas quatro informações, o usuário pode identificar possíveis problemas como algum vazamento, alguma irregularidade que possa estar acontecendo e também, controlar seu consumo mensal de água.

                


Tratamento de Água
Com as represas da cidade regularmente cheias, devido ao bom planejamento da autarquia e o consumo consciente da população, o Samae possui total controle quanto ao abastecimento de água na nossa cidade.
Além disso, com as seis Estações de Tratamento de Água em operação, você tem a segurança de que a água que recebe em sua torneira é totalmente própria para o consumo. Isto porque todas atendem a Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que define os padrões de potabilidade da água no Brasil. Juntas, elas produzem cerca de 120 mil metros cúbicos de água por dia. No interior, alguns distritos e localidades são abastecidos por poços artesianos operados e monitorados pelo Samae.
Medidas, como essas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento básico, e referência nacional no segmento.
 
Conheça o Samae
Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.
Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.
Samae, patrimônio da nossa Cidade!


Contato SAMAE:
3220.8600
Plantão 24h: 115
E-mail: comunica@samaecaxias.com.br 

 

Últimas Notícias

Serão instalados 90 metros de tubos de esgoto beneficiando mais de 180 moradores
Leia Mais
Serão instalados 247 metros de tubos de esgoto beneficiando mais de 1.350 moradores
Leia Mais
Investimentos na execução do sistema de abastecimento para a região de São Braz e Bevilaqua deve superar R$ 400 mil.
Leia Mais
São mais de 5km de extensão de tubos já implantados em 2017, e mais de 39.500 m de implantação da rede de esgoto do tipo separadora previstos para serem executados até o final de 2020 beneficiando cerca de 40 mil moradores
Leia Mais
Trânsito na rua La Salle está em meia pista e vagas de estacionamento ficarão indisponíveis temporariamente
Leia Mais
Trânsito na rua Moreira César esquina com a Evaristo de Antoni está em meia pista
Leia Mais
Servidores da Comusa visitaram estações de tratamento e obras do Samae na manhã desta terça-feira, dia 29 de agosto.
Leia Mais
Plantas têm uma função fundamental nas estações de Tratamento de Água e Esgoto do Samae
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais