• 115

Notícias

Obras do Samae ampliam sistema de coleta de esgoto em Caxias do Sul

A implantação das redes separadoras é resultado de parcerias com incorporadoras e beneficiarão mais de mil famílias

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) promove parcerias com construtoras para a realização de obras de extensão das redes de esgoto em quatro localidades diferentes de Caxias do Sul. Duas delas se encontram na área central da cidade. As demais acontecem nos bairros Nossa Senhora do Rosário e Planalto.

 

Segundo a engenheira da Divisão de Planejamento Integrado do Samae, Yuri Sawada Ono, as obras trarão benefícios a longo prazo, pois a rede poderá receber ligações de outros imóveis futuramente. “Essas obras de implantação de rede de esgoto beneficiarão as famílias que se encontram no trajeto da rede, possibilitando um tratamento mais eficiente e elevando a qualidade de vida da população”, destaca Yuri.

 

A obra mais longa começa na rua Ernesto Alves para coleta de esgotos de prédios comerciais e residenciais, localizados na rua Os Dezoito do Forte. Atualmente, o serviço é feito na Treze de Maio, próximo à avenida Júlio de Castilhos e a recomposição do calçamento está em andamento. A previsão é que a obra seja concluída até setembro. No total, serão instalados 1.115 metros de canos novos.

 

Ainda na região central, está sendo feita a substituição da rede de esgoto entre as ruas Humberto de Campos e Luís Ceconcello para coleta de esgotos de prédio residencial, localizado na Ernesto Alves. Ao todo, serão instalados 80 metros de encanamento e o trabalho deve ser finalizado até o final deste mês.

 

No Nossa Senhora do Rosário, serão instalados 840 metros para coleta de esgotos na rua Milton Roveda. Os trabalhos acontecem nas ruas Alfredo José Fedrizzi e Vilson Antônio Vicioli, próximo à lagoa Parque Oásis. Ainda não há previsão para término.

 

Também está em andamento uma obra de extensão da rede coletora de esgoto para que seja desativado o Sistema Local de Tratamento de Esgoto (SLTE) Jardim Planalto. O descarte do esgoto será transferido para o Sistema de Esgotamento Pinhal. A obra está sendo realizada na Rua Francisco Boniatti, esquina com a rua Osvaldo Pedron. O término deverá acontecer até outubro.

 

As obras na região central da cidade afetam o trânsito apenas em uma pista e parte do calçamento, bloqueando parcialmente o fluxo. As demais ocorrem apenas em áreas de estacionamento. Ao todo, serão implantados mais de 2,5 mil metros de encanamento, beneficiando cerca de mil famílias.

 

 

Tratamento de Esgoto

Tratando esgoto desde 1996, o Samae tem em sua história um trabalho voltado à manutenção dos recursos hídricos da nossa cidade.

Em 2017, estão em operação 10 Estações de Tratamento de Esgoto, que tratam mais de 300 litros por segundo, e abrangem todo o perímetro urbano da cidade. No Interior, porém, o sistema de fossa e filtro ainda é o mais indicado, levando em conta a relação custo – benefício.

Além disso, todas as Estações de Tratamento de Esgoto do Samae atendem a Resolução 128/2006 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que define os parâmetros para tratamento e emissão de esgoto doméstico.

Medidas, como estas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento, e referência nacional no segmento.

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 


Fotos: Caroline Rosa

 

Contatos Samae

Yuri Sawada Ono – engenheira da Divisão de Planejamento Integrado

3220.8600

 

Plantão 24h: 115

E-mail: comunica@samaecaxias.com.br

Últimas Notícias

Pessoas usam o nome de prestadores de serviço para extorsão
Leia Mais
Descubra como acessar sua fatura pelo nosso site
Leia Mais
A manutenção dos recursos naturais é uma das responsabilidades da autarquia
Leia Mais
Descubra a importância do frio para o desenvolvimento adequado das plantas
Leia Mais
A implantação das redes separadoras é resultado de parcerias com incorporadoras e beneficiarão mais de mil famílias
Leia Mais
Algumas informações devem ser observadas com atenção, na hora do recebimento da fatura
Leia Mais
A instalação de gatos em redes públicas de água é ilegal e pode resultar em multa, além de aumentar a tarifa para os pagantes regularizados
Leia Mais
O número de moradores atendidos aumentará mais de 300%, principalmente na região norte de Caxias do Sul
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais