Notícias

Samae inicia trabalho de termonebulização nos bairros de Caxias do Sul

O processo identifica possíveis ligações clandestinas na tubulação de esgoto

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) começará, na próxima semana, o processo de termonebulização em alguns bairros de Caxias do Sul. O trabalho tem como objetivo identificar possíveis ligações irregulares na tubulação de esgoto, através da aplicação de um produto que se espalha pelos canos em forma de fumaça.

O serviço é feito pela equipe da gerência de redes de esgoto do Samae. Eles utilizam um equipamento chamado de termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação, para que possam ser corrigidas posteriormente.

A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até 1km do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:

- Ligação de calha de chuva;

- Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);

- Ligação de boca de lobo;

- Rede de esgoto cloacal quebrada.

Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Nesse caso, a equipe do Samae identifica o endereço e notificam o morador, para que ele busque o conserto.




O trabalho será realizado na próxima semana durante o dia inteiro, em horário comercial. Serão atendidos cerca de sete bairros semanalmente. A ideia é percorrer todas as regiões da cidade num trabalho ininterrupto.


Nessa primeira etapa, os bairros a serem atendidos pelo serviço serão:

Forqueta;


Jardim Eldorado;

Loteamento Villa Alpina;

Loteamento Solar do Prado;

Sanvitto;

Serrano;

São Giácomo.


Fique atento:

Se a sua moradia estiver com alguma ligação irregular na rede de esgoto cloacal, ou se internamente as tubulações de esgoto não estiverem instaladas conforme normas técnicas, ou se a casa estiver com obras ou as tubulações de esgoto inacabadas, ou ainda se estiverem com ralo seco, há a possibilidade da fumaça entrar no local. Se isso ocorrer, mantenha o ambiente arejado, pois apesar do produto não ser tóxico, não é recomendado que ele seja inalado em grandes quantidades em um local fechado. Qualquer dúvida, pode ligar para o telefone de plantão do Samae no 115.


Tratamento de Esgoto

Tratando esgoto desde 1996, o Samae tem em sua história um trabalho voltado à manutenção dos recursos hídricos da nossa cidade.Em 2017, estão em operação 10 Estações de Tratamento de Esgoto, que tratam mais de 300 litros por segundo, e abrangem todo o perímetro urbano da cidade. No interior, porém, o sistema de fossa e filtro ainda é o mais indicado, levando em conta a relação custo – benefício.Além disso, todas as Estações de Tratamento de Esgoto do Samae atendem a Resolução 128/2006 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que define os parâmetros para tratamento e emissão de esgoto doméstico.Medidas, como estas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento, e referência nacional no segmento.


Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 

Contatos Samae:

3220.8600

Plantão 24h: 115

E-mail: comunica@samaecaxias.com.br

 

Últimas Notícias

O evento ocorreu no estacionamento da Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli, no bairro Centenário
Leia Mais
Serviço de busca identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Leia Mais
Obra causa interrupção no abastecimento de água, que deve ser normalizado até o fim da tarde
Leia Mais
Cerca de 60 bairros da cidade receberam inúmeros serviços da autarquia
Leia Mais
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que iniciou, nesta terça-feira (05/12), obras na rua Sinimbu, no trecho entre as ruas Vereador Mário Pezzi e Treze de Maio, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. No local, será realizada a troca de 300 metros de rede de água por uma tubulação de PVC, mais resistente à corrosão e mais du...
Leia Mais
O projeto que busca levar o saneamento básico para as áreas rurais, é uma realização da Smapa em parceria com o Samae
Leia Mais
De janeiro a setembro, foram mais de 19 mil cortes em função da falta de pagamento
Leia Mais
Seis estações fazem o tratamento e distribuição da água para população
Leia Mais
Atividades serão realizadas na próxima semana com o objetivo de identificar ligações irregulares
Leia Mais
Esta opção garante maior agilidade e conforto ao usuário
Leia Mais
Atividades serão realizadas na próxima semana com o objetivo de identificar ligações irregulares
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais