• 115

Notícias

Samae inicia trabalho de termonebulização nos bairros de Caxias do Sul

O processo identifica possíveis ligações clandestinas na tubulação de esgoto

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) começará, na próxima semana, o processo de termonebulização em alguns bairros de Caxias do Sul. O trabalho tem como objetivo identificar possíveis ligações irregulares na tubulação de esgoto, através da aplicação de um produto que se espalha pelos canos em forma de fumaça.

O serviço é feito pela equipe da gerência de redes de esgoto do Samae. Eles utilizam um equipamento chamado de termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação, para que possam ser corrigidas posteriormente.

A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até 1km do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:

- Ligação de calha de chuva;

- Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);

- Ligação de boca de lobo;

- Rede de esgoto cloacal quebrada.

Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Nesse caso, a equipe do Samae identifica o endereço e notificam o morador, para que ele busque o conserto.




O trabalho será realizado na próxima semana durante o dia inteiro, em horário comercial. Serão atendidos cerca de sete bairros semanalmente. A ideia é percorrer todas as regiões da cidade num trabalho ininterrupto.


Nessa primeira etapa, os bairros a serem atendidos pelo serviço serão:

Forqueta;


Jardim Eldorado;

Loteamento Villa Alpina;

Loteamento Solar do Prado;

Sanvitto;

Serrano;

São Giácomo.


Fique atento:

Se a sua moradia estiver com alguma ligação irregular na rede de esgoto cloacal, ou se internamente as tubulações de esgoto não estiverem instaladas conforme normas técnicas, ou se a casa estiver com obras ou as tubulações de esgoto inacabadas, ou ainda se estiverem com ralo seco, há a possibilidade da fumaça entrar no local. Se isso ocorrer, mantenha o ambiente arejado, pois apesar do produto não ser tóxico, não é recomendado que ele seja inalado em grandes quantidades em um local fechado. Qualquer dúvida, pode ligar para o telefone de plantão do Samae no 115.


Tratamento de Esgoto

Tratando esgoto desde 1996, o Samae tem em sua história um trabalho voltado à manutenção dos recursos hídricos da nossa cidade.Em 2017, estão em operação 10 Estações de Tratamento de Esgoto, que tratam mais de 300 litros por segundo, e abrangem todo o perímetro urbano da cidade. No interior, porém, o sistema de fossa e filtro ainda é o mais indicado, levando em conta a relação custo – benefício.Além disso, todas as Estações de Tratamento de Esgoto do Samae atendem a Resolução 128/2006 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que define os parâmetros para tratamento e emissão de esgoto doméstico.Medidas, como estas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento, e referência nacional no segmento.


Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 

Contatos Samae:

3220.8600

Plantão 24h: 115

E-mail: comunica@samaecaxias.com.br

 

Últimas Notícias

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realiza uma obra para substituição de rede de água, nesta segunda-feira (23/10), no bairro Pio X. O trabalho acontece na rua Campo dos Bugres esquina com as ruas Matheo Gianella e Guilherme Adamatti. O trânsito ficará totalmente bloqueado neste trecho. A obra deverá ser concluída até o final...
Leia Mais
A água que retornou nesta madrugada ainda não chegou em alguns pontos mais altos de alguns bairros
Leia Mais
Chuva forte desta madrugada afetou estações de Bombeamento e Tratamento de Água do Samae
Leia Mais
As atividades serão realizadas em uma das propriedades da autarquia dos dias 16 a 20 de outubro
Leia Mais
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), informa que na manhã desta segunda-feira, dia (09/10), o trânsito das ruas Moreira César esquina com a Amadeo Rossi ficará em meia-pista até o final da tarde de hoje. O motivo é um conserto de uma rede de água. Já na Rua Vereador Mário Pezzi, no trecho entre a rua Pinheiro Machado e Avenida J...
Leia Mais
Situação atinge os loteamentos Belo Horizonte, Luxor e Portal da Maestra em Caxias do Sul
Leia Mais
Cavaletes, redes, ramais e registros foram alguns dos serviços atendendo em mais de 65 bairros da cidade.
Leia Mais
O processo identifica possíveis ligações clandestinas na tubulação de esgoto
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais