Notícias

Programa Água Limpa é finalista do prêmio ANA 2017

O projeto que busca levar o saneamento básico para as áreas rurais, é uma realização da Smapa em parceria com o Samae

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), são finalistas em um dos mais importantes prêmios ambientais do Brasil: o Prêmio ANA 2017, que é oferecido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

O projeto conhecido como Programa Água Limpa, realizado pela Smapa conta com o auxílio financeiro do Samae.  Ele concorre a premiação com outros dois candidatos, um do Rio Grande do Norte e outro de Alagoas.

 

Para o Presidente do Samae, Gerson Antonio Panarotto, a ação é de extrema importância para os moradores das áreas rurais e para o reconhecimento do trabalho do Programa Água Limpa. “No sentido de sempre procurar melhorar a qualidade de vida do produtor rural, oferecendo o saneamento básico, mantendo o trabalhador na sua propriedade e evitando o êxodo rural”, exalta Panarotto.

 

O Samae participa financeiramente das atividades do Programa, disponibilizando matéria prima, como reatores, filtros, canos e material de construção para a recuperação das fontes naturais, além de disponibilizar material para implantação de sistema individual de tratamento de esgoto para estas propriedades.

 

São instalados dois tipos de tanques, um funciona como um reator onde a decomposição da matéria orgânica é feita por microorganismos presentes num manto de lodo. Após este processo, o efluente passa para outro tanque que realiza a filtração do esgoto e, na sequência, o efluente ainda passa pelo sumidouro, onde sofre outros processos naturais de filtragem para só depois voltar novamente para o meio ambiente. Este sistema evita a contaminação do solo e das águas por dejetos humanos, evita a formação de poças, a criação de insetos, e também doenças transmitidas pela falta de saneamento básico.

 

O trabalho de recuperação das fontes naturais de água também é de grande importância para o meio rural. O Agricultor Ademir Fabro possui a fonte recuperada e o sistema de saneamento implantado há 5 anos. Com uma produção de 70 mil litros de água por dia, ele relata melhorias na qualidade da água na sua propriedade, “Antes a fonte era aberta, agora com a fonte fechada a água vem com uma qualidade ótima, evita a entrada de animais e sujeira, assim a água já vem limpa para o consumo”.

 

Desde a implantação do projeto, com início em 2005 o Programa Água Limpa já recuperou 120 fontes naturais e implantou cerca de 30 sistemas individuais de tratamento de esgoto. Segundo o Engenheiro Agrônomo do Samae, Volnei Dal Bosco o projeto conta com novidades para o próximo ano. “O Samae adquiriu cerca de 30 novos kits de saneamento básico, vamos procurar oferecer o saneamento para mais propriedades rurais, melhorando a qualidade de vida destes moradores”, informa Volnei.

 

Os vencedores do Prêmio ANA 2017 serão conhecidos em Brasília nesta quarta-feira dia 6 de dezembro. Os premiados de cada categoria receberão o troféu Prêmio ANA 2017, além de participarem do 8º Fórum Mundial da Água, marcado para acontecer em Brasília de 18 e 23 de março de 2018.

 

 

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa é um conjunto de ações que visa implementar e despertar a importância do saneamento básico nas propriedades rurais de Caxias do Sul. Contempla o abastecimento da população rural com água potável (através da recuperação de vertentes e poços rasos), destino adequado das águas servidas (instalação de sistema de esgotamento sanitário), destino adequado dos dejetos de animais (instalação de esterqueiras) e o destino adequado das embalagens vazias de agrotóxicos (campanhas de recolhimento). As ações estão relacionadas à promoção da qualidade de vida bem como à proteção dos ambientes naturais, em especial, os recursos hídricos.

 

Prêmio ANA 2017

A premiação proposta pela Agência Nacional das Águas, do Ministério do Meio Ambiente, foi criada para reconhecer iniciativas que contribuam para a gestão, uso sustentável e preservação dos recursos hídricos, combatendo a poluição e o desperdício da água. Em 2017, o tema do concurso é “Ideias que o mundo precisa conhecer”.

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul. Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul. Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 

 

Contato Samae:

3220.8600 ou 999172187

Plantão 24h: 115

E-mail: comunica@samaecaxias.com.br

Arte: Álvaro de Oliveira

 

Últimas Notícias

O evento ocorreu no estacionamento da Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli, no bairro Centenário
Leia Mais
Serviço de busca identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Leia Mais
Obra causa interrupção no abastecimento de água, que deve ser normalizado até o fim da tarde
Leia Mais
Cerca de 60 bairros da cidade receberam inúmeros serviços da autarquia
Leia Mais
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que iniciou, nesta terça-feira (05/12), obras na rua Sinimbu, no trecho entre as ruas Vereador Mário Pezzi e Treze de Maio, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. No local, será realizada a troca de 300 metros de rede de água por uma tubulação de PVC, mais resistente à corrosão e mais du...
Leia Mais
O projeto que busca levar o saneamento básico para as áreas rurais, é uma realização da Smapa em parceria com o Samae
Leia Mais
De janeiro a setembro, foram mais de 19 mil cortes em função da falta de pagamento
Leia Mais
Seis estações fazem o tratamento e distribuição da água para população
Leia Mais
Atividades serão realizadas na próxima semana com o objetivo de identificar ligações irregulares
Leia Mais
Esta opção garante maior agilidade e conforto ao usuário
Leia Mais
Atividades serão realizadas na próxima semana com o objetivo de identificar ligações irregulares
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais