Notícias
Parque da Imprensa: capacidade de reservação aumenta em 50%
Parque da Imprensa: capacidade de reservação aumenta em 50%
O Prefeito José Ivo Sartori e o Diretor-Geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Engenheiro Marcus Vinicius Caberlon, assinaram nesta quinta-feira (29/05), ordem de início para obras do novo reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa. A assinatura foi realizada no refeitório da Estação (Rua Nestor Moreira, 719, bairro Nossa Sra. de Lourdes). Em seguida, houve uma visita técnica ao local, monitorada por engenheiros da autarquia.
Na ocasião, também forma apresentados resultados do programa de ampliação da capacidade de tratamento da ETA, como troca de filtros, novo canal de água filtrada, aquisição de equipamentos e reformas. O destaque foi a implantação de uma moderna central de controle do abastecimento, colocando Caxias num novo patamar tecnológico com relação ao monitoramento das redes de água.
5 MILHÕES DE LITROS – Com um investimento de R$ 1 milhão, o novo reservatório poderá acumular cinco milhões de litros de água, aumentando em 50% a capacidade de reservação do local. Na maior ETA de Caxias é tratada a água da barragem do Faxinal, que abastece 63% da cidade.
Atualmente, o Parque da Imprensa conta com dois reservatórios (cada um com capacidade para cinco milhões de litros). “Porém, por causa do crescimento da cidade, tornou-se urgente a implantação do terceiro, que a partir desta iniciativa, começa a sair do papel”, diz o Diretor Caberlon.
MONITORAMENTO ELETRÔNICO - O SAMAE aproveitou a solenidade de início das obras de construção de um novo reservatório de água no Parque da Imprensa, nesta quinta-feira, para apresentar um sistema de software que tem como finalidade o monitoramento e controle operacional do abastecimento de água na cidade. A tecnologia, baseada num software, visa monitorar e controlar as operações de abastecimento, reduzindo problemas na distribuição, eliminando perdas de água e diminuindo gastos com energia elétrica.
O sistema foi desenvolvido e está sendo implantado pela equipe de Gerência de Manutenção Eletromecânica do SAMAE, com a coordenação do engenheiro Márcio Custódio de Oliveira e o do técnico Rodrigo Fisch.
Denominado de “supervisório”, o sistema eletrônico permite, através de telas de vídeo, que técnicos do SAMAE visualizem e controlem os bombeamentos e reservatórios de água da Região Nordeste da cidade e os que estão situados na Estação de Tratamento do Parque da Imprensa.
Segundo o diretor da Divisão de Água, engenheiro Gerson Panarotto, essa tecnologia é o embrião para a implantação do Centro de Controle Operacional e do Centro de Aquisição de Informações do SAMAE.
Os técnicos da autarquia desenvolveram o sistema baseado em estudos realizados através do Programa Com + Água que o SAMAE participa em convênio com o Ministério das Cidades e seguindo recomendações do Projeto de Eficiência Energética da RGE.
Panarotto ressalta que os primeiros resultados dessa automatização apontam para uma expressiva economia de energia elétrica e redução do desperdício de água.
“Sua operação diária já está nos propiciando detectar a resolução de problemas operacionais que minimizaram os problemas de abastecimento de água nos bairros atendidos pelo Sistema Faxinal”, informa o engenheiro Márcio Custódio de Oliveira.
COMO FUNCIONA - O software fornece em tempo real, via rádio freqüência, as seguintes informações:
Níveis dos reservatórios De Lazzer, Capivari, Sagrada Família, ETA Parque da Imprensa, Barrela e Lavagem dos Filtros.
Vazão de água bruta de chegada no Parque da Imprensa e vazões de saída de água de distribuição.
Pressões, tensões, correntes e potências das bombas: Sagrada Família, Serrano, Mariland, Barrela e Lavagem dos Filtros.
Permite, também, o acionamento remoto das bombas, assim como o controle de abertura e fechamento de algumas válvulas, diretamente da sala de Controle Operacional através de um monitor de 42 polegadas, eliminando a necessidade de deslocamento de equipes.
Bairros abastecidos pelo Sistema Faxinal que serão beneficiados com a construção do novo reservatório:
Aeroporto
Alvorada
Arco Baleno
Bela Vista
Bom Pastor
Capivari
Castelo (parte)
Centro (parte)
Charqueadas
Cidade Nova
Cinquentenário (parte)
Conquista
Consolação
Cristo Redentor
Cruzeiro
Dal Bó
De Lazzer
De Zorzi
Desvio Rizzo (parte)
Diamantino
Distrito Industrial
Dom Pedro II
Esplanada
Exposição
Floresta
Gioseppe Formolo
Glória
Guarujá
Interlagos
Jardelino Ramos
Jardim Alpino
Jardim América
Jardim das Hortências
Jardim Esmeralda
Jardim Margarida
Jardim Oriental
Kayser
La Paloma
Lourdes
Madrid
Mariani
Marechal Floriano
Mariland
Medianeira
Monte Reale
Montes Claros
N. Sra. Das Graças
N. Sra. do Caravagio
Novo Amanhã
Panazzolo
Petrópolis
Planalto
Presidente Vargas
Recanto dos Pássaros
Rio Branco
Rubiano
Sagrada Família
Saint Etiene
Salgado Filho
Santa Clara
Santa Corona
Santos Dumont
Sanvitto
São Caetano
São Ciro
São Cristóvão
São Francisco
São Gabriel
São Leopoldo
São Lucas
São Luiz da 6ª Légua
São Pedro
São Pelegrino (parte)
São Salvador
São Vicente
São Victor Cohab
Século XX
Serrano
Sol Nascente
Tisatto
União
Vera Cruz
Verona
Vila Assunção
Vila Bortolini
Vila do Rosário
Vila Gaúcha
Vila Ipiranga
Vila Leon
Vila Lola
Vila Mari
Vila Modena
Vila Nova
Vila Pezzi
Vila Pontalti
Vila Sindical
Vila Verde
Vila XV
Vitória
ANA RECH
Alpes Verde
Ana Rech
Brasília
Castelo (parte)
Jardim Adorado
Jardim da Colina
Jardim do Lago
Jardim Eldorado
Jardim Iracema
Marianinha de Queiroz
Parada Cristal
Santa Rita
Santo Antônio
São Cristovão
São Geraldo