Notícias
Samae amplia segurança operacional do Sistema Marrecas com novo equipamento de bombeamento
Investimento da autarquia próximo dos R$ 3 milhões foi feito na estação responsável por quase 30% do abastecimento do Município
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) colocou em funcionamento na semana passada um novo conjunto de motobomba da Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB) Marrecas. O equipamento tem por objetivo garantir a segurança operacional da unidade localizada no interior do distrito de Vila Seca, responsável por quase 30% do abastecimento de Caxias do Sul.
O investimento do Samae totaliza R$ 2.975.700,00 para aquisição de inversor, motor e bomba (com potência de 1700cv), além das reformas estruturais e elétrica. Segundo o gerente de manutenção eletromecânica da autarquia, Ronaldo Damasceno Emerich, atualmente a EBAB Marrecas tem dois grupos de bombeamento de água bruta (principal e reserva).
Para garantir a completa disponibilidade do bombeamento, especialmente quando um dos equipamentos se encontrar em manutenção, foi projetado e implantado um terceiro conjunto. “Dessa forma, ampliamos a segurança operacional do sistema, garantindo que sempre haverá um equipamento disponível e operacional para bombear água bruta para ser tratada”, explica o gerente.
Os equipamentos foram adquiridos entre 2021 e 2023 e as alterações civis e elétricas foram executadas entre 2024 e o primeiro trimestre de 2025.
Fotos:
Laura Piola/Samae