Notícias
Caminho das Águas
Caminho das Águas
SAMAE oferece três roteiros ambientais
Não há endereço mais simpático e divertido, nem referência ambiental mais conhecida no SAMAE que os passeios realizados nas represas e Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Não é só abrir a torneira e pronto! Com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto à importância de usar a água de forma criteriosa, os passeios servem para alertar que a água, além de ser finita, passa por um processo de tratamento longo e demorado. A fórmula do sucesso está nos sutis ingredientes – bom humor, criatividade, energia e responsabilidade.
O Caminho das Águas oferece três roteiros. O primeiro, chamado Caminho Faxinal, prevê uma visita à Represa do Faxinal, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ana Rech e à Estação de Tratamento de Água Parque da Imprensa. O segundo, Caminho Dal Bó, passa pela Represa São Miguel, no complexo Dal Bó, pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Canyon e pela Estação de Tratamento de Água Borges de Medeiros.
Os dois passeios terminam no Museu da Água, réplica 10, dos Pavilhões da Festa da Uva. Entre os atrativos do museu estão equipamentos antigos, fotos, informações sobre os sistemas de abastecimento de água e esgoto e uma maquete do Sistema Marrecas. Um painel todo iluminado na parede conduz o visitante a conhecer o ciclo da água. Em 2012, Caxias ganhará um novo Sistema de Abastecimento, o Marrecas.
Para contemplar as obras do Sistema, o SAMAE criou um passeio especial, o Caminho Marrecas, que vai até o Distrito de Vila Seca para mostrar o local onde está sendo construída a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre. Preocupado com as questões ambientais, a autarquia disponibiliza à comunidade qualquer um dos três roteiros. Os passeios acontecem durante o ano todo, mediante agendamento pelo telefone (54) 3214-3930.
Foto: Camila Braga