Notícias
Interior do município terá vinte novos poços artesianos
Interior do município terá vinte novos poços artesianos
O Prefeito José Ivo Sartori assinou nesta quarta-feira (17) a ordem de início para perfuração de mais vinte poços artesianos comunitários para o interior do Município. Estavam presentes na solenidade, no Salão Nobre da Prefeitura, os secretários Nestor Pistorello (Agricultura) e Adelino Teles (Meio Ambiente), o Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon, subprefeitos, presidentes de sindicatos rurais e representantes das comunidades contempladas.
O Programa Poços Comunitários integra o Programa Água Limpa, que já atendeu mais de 450 famílias desde 2005, quando foi implantado. Desta vez serão beneficiadas 2,5 mil famílias das seguintes localidades: Dalanho, Marmeleiro, Rincão das Flores, São Francisquinho, São Jorge da Mulada e sede, em Criúva; Fazenda Souza; Loreto, em Forqueta; Desafio Jovem, Grutinha e São Francisco, em Galópolis; Comandulli em Santa Lúcia do Piaí; Tunas Altas em Vila Oliva; Aparecida, em Vila Seca; Nova Palmira, Sebastopol e Cerro da Glória, em Vila Cristina; Caravágio da 6ª légua; e Santa Justina e Santo Omo Bom, no 1º distrito.
O morador de Santa Justina, Elvio Giasson, falou em nome da comunidade. "A água é muito importante, principalmente quando é de qualidade. Dizem que o interior com boa estrada e água está contente. Água é vida!", destacou.
O Secretário da Agricultura falou do planejamento da SMAG. "Quando assumimos, o nosso objetivo era trabalhar para dar condições aos produtores. Definimos isso como prioridade ainda em 2005, quando implantamos o programa Água Limpa, em parceria com o SAMAE. Damos continuidade hoje, com mais esses vinte poços, levando água às famílias do interior", afirmou Nestor Pistorello.
Já o Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon, lembrou que em 18 de dezembro do ano passado, o Município recebeu o estudo de impacto ambiental da Barragem Marrecas. "Um ano depois, estamos assinando a perfuração de 20 poços, que beneficiam 2,5 mil famílias, isto é 1% das 250 mil pessoas que serão atendidas com o novo manancial", informou.
Ao encerrar o ato, o Prefeito Sartori falou da união de pessoas e da sua equipe de governo. "As pessoas se organizaram e buscaram as soluções para as suas necessidades. O esforço é recompensado mais rapidamente quando é feito em conjunto. Da mesma forma, a Agricultura com o SAMAE e a empresa vencedora da licitação, devem em breve achar água em todas as vinte localidades", afirmou.
A empresa Calliari Comércio e Serviços Ltda é a responsável pela execução dos trabalhos. Cabe ao SAMAE fiscalizar as obras, que têm prazo de conclusão de 105 dias. O valor do contrato é de R$ 231,5 mil.
Foto: Luiz Chaves
Assessoria de Imprensa