Notícias
Inauguradas obras de abastecimento e saneamento em Ana Rech
Inauguradas obras de abastecimento e saneamento em Ana Rech
A Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), entregou à comunidade neste sábado (04/04) um conjunto de obras de abastecimento e saneamento na região de Ana Rech. Foram inauguradas a nova adutora de água bruta, a estação de tratamento de água (ETA) modular e novo sistema de abastecimento em Santa Bárbara e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ana Rech.
O evento realizado na ETE contou com a presença do Prefeito José Ivo Sartori, a primeira-dama Maria Helena, o Vice-Prefeito Alceu Barbosa Velho e esposa Alexandra, o diretor-geral do Samae Marcus Vinicius Caberlon, o Subprefeito José Boff, alem dos demais secretários municipais, vereadores, representantes da comunidade, representantes da Associação Amigos de Ana Rech (Samar) e do Pároco Bruno Barbieri.
Com a nova ETA, a quantidade de água fornecida aos anarrequenses passou de 56 litros para 100 litros por segundo.
Já a ETE Ana Rech tem capacidade para tratar 10 litros por segundo. Ela funciona pelo sistema de tiphas, plantas aquáticas que se alimentam de impurezas.
O Samae também implantou o sistema de redes de esgotamento sanitário do tipo separador absoluto na parte de Ana Rech, num total de 9.184 metros, que pertence à bacia de captação do sistema Faxinal.
A Prefeitura, por meio do Samae, investiu nessas obras cerca de R$ 3 milhões.
O diretor-geral da autarquia Marcus Vinicius Caberlon falou sobre as obras. "Esse sistema de esgoto está dentro da bacia de captação do Faxinal, então não só vai melhorar a qualidade da água para o pessoal de Ana Rech, mas para 65% da população abastecida por essa bacia. Quanto a ETA, com a ampliação da sua capacidade, acabou-se com o problema de falta de água aqui da região", informou.
Ao finalizar seu discurso, Caberlon anunciou que, a partir deste sábado, o Município já tem a liberação da licença para a instalação da nova barragem do Arroio Marrecas.
CHAMINÉ - No terreno onde foi construída a ETE Ana REch funcionava antigamente a Cerâmica Anarrequense, da família Basso. A chaminé dessa olaria foi preservada durante as obras da ETE e recuperada. "Precisávamos valorizar e preservar esse local para lembrar da história de Ana Rech, um reconhecimento da história da nossa cidade", destacou Caberlon.
Na solenidade, o Vice-Prefeito Alceu Barbosa Velho lembrou que as obras prometidas pela Administração estão sendo entregues à comunidade. "O que foi prometido está aí para todos verem. Só não enxerga quem não quer. Uma administração não se mede em horas, em dias, mas se mede no conjunto. E na nossa Administração estão todas as secretarias e autarquias juntas engajadas nesse trabalho. Essas obras de hoje são também frutos desse conjunto", afirmou.
O Prefeito complementou dizendo que o trabalho conjunto dessa Administração é feito para todas as comunidades, com empenho e dedicação igual para toda a cidade. "Tenho um carinho especial por Ana Rech, porque dei aula aqui no Colégio Murialdo, muitos foram meus alunos. Tenho uma satisfação especial por estar aqui hoje entregando essas importantes obras de água e esgoto, mas que vão beneficiar todos os caxienses", explicou.
Sartori, no ato, encarregou o Secretário do Meio Ambiente Adelino Teles de cuidar da Praça Pedavena, a central da vila e seu entorno. "Vamos embelezar esse local. É a nossa próxima meta aqui em Ana Rech", determinou.
FOTO: LUIZ CHAVES
Assessoria de comunicação - SAMAE
(54) 3214-3930
04/04/2009