Notícias
SAMAE divulga níveis das barragens após chuvas do fim de semana
SAMAE divulga níveis das barragens após chuvas do fim de semana
A chuva dos últimos dias ajudou, mas foi insuficiente para recuperar as barragens caxienses. Na manhã desta segunda-feira (05/05), técnicos do SAMAE realizaram medições e registraram 97 centímetros a mais na Maestra, em comparação ao índice de sexta-feira (02/05). O nível subiu de -3,35 metros para -2,38 metros. Na barragem do Faxinal, o acúmulo de água foi de 41 centímetros. No Complexo Dal Bó (foto), o nível subiu 85 centímetros; e no Samuara, meio metro (veja quadro abaixo).
De acordo com os técnicos, nos próximos dias as barragens devem encher um pouco mais. “Até amanhã ou depois, ainda continuará entrando água nas represas”, lembra o diretor de Esgoto e Recursos Hídricos do SAMAE, engenheiro César Casa. Ele esperava que houvesse um maior acúmulo de água a partir do volume de chuvas registrado nos últimos dias. “Porém, a terra estava muito seca em função da intensidade da estiagem. E com isso, a água demora mais a acumular”, explica.
O Diretor-Geral do SAMAE, engenheiro Marcus Vinicius Caberlon, voltar a alertar a população para que utilize água tratada de forma racional. “Não é por que choveu bastante nos últimos dias que agora poderemos usar água à vontade. É preciso redobrar os cuidados e evitar o desperdício”, observa.
Em 2006, quando começou a vigorar o decreto de racionamento, a situação era mais grave. A barragem do Faxinal estava 4,78 metros abaixo do nível normal. A Maestra registrava -7,76 metros.
Segundo Caberlon, os técnicos do SAMAE avaliam a situação diariamente. “Acreditamos que algumas medidas sejam adotadas ainda neste mês, caso não chova o suficiente para recuperar as barragens”, afirma.
Níveis das barragens nesta segunda-feira (05/05)
Maestra: -2,38
Faxinal: -3,12
Samuara: -0,49
Dal Bó: -1,30
Níveis das barragens na sexta-feira (02/05)
Maestra: -3,35
Faxinal: -3,53
Samuara: -0,99
Dal Bó: -2,15
Assessoria de Comunicação SAMAE