Notícias
Estudantes de Flores da Cunha visitam unidades do SAMAE
Estudantes de Flores da Cunha visitam unidades do SAMAE
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, de Flores da Cunha, visitaram nesta segunda-feira (05/11) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dal Bó e as represas do Complexo Dal Bó, em Caxias do Sul. A visita foi acompanhada pela equipe responsável pelas ações de Educação Ambiental do SAMAE e por técnicos da autarquia.
O município de Flores da Cunha é abastecido por meio de poços artesianos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Por isso, o grupo veio a Caxias ver de perto todas as etapas do abastecimento, desde a captação, passando pelo tratamento de água e depois, o tratamento de esgotos. Participaram da atividade cerca de 80 estudantes do município vizinho.
A visita começou pela ETA Parque da Imprensa, que trata a água captada pela Represa do Faxinal, responsável pelo abastecimento de 63% da população. No local, os alunos acompanharam todas as fases do tratamento da água e puderam ver as obras de substituição do leito filtrante (material existente nos tanques onde a água é purificada).
Depois, o grupo seguiu até a ETE Dal Bó, onde observou o processo de tratamento do esgoto doméstico. Os estudantes visualizaram na prática como os esgotos canalizados e tratados numa ETE deixam de despejados diretamente nos arroios e córregos da região. O SAMAE investe no tratamento de esgoto doméstico e exemplo disso é a ETE Canyon, maior estação de tratamento de esgotos já construída na região e que entrará em funcionamento ainda este mês.
O passeio terminou no Complexo Dal Bó, responsável pelo abastecimento de 8% da população caxiense. O Sistema possui vazão de 80 litros por segundo e a água é tratada na Estação de Tratamento (ETA) Borges de Medeiros.
As atividades de Educação Ambiental do SAMAE têm como objetivo oferecer informações para a comunidade sobre o uso consciente e as condições da água de Caxias e sobre o tratamento de esgoto do município. Palestras e visitas às Estações de Tratamento da autarquia podem ser agendadas na Assessoria de Comunicação do SAMAE. Mais informações pelo telefone (54) 3214-3930.
Fotos: Tatiele dos Santos
Assessoria de Comunicação SAMAE