Notícias
Veja como funciona uma estação de tratamento de esgoto SAMAE
Veja como funciona uma estação de tratamento de esgoto SAMAE
Todos os loteamentos desde 2002 possuem rede separadora absoluta de esgotamento sanitário e SLTE - Sistema Local de Tratamento de Esgoto - compostos por tanques sépticos e filtros anaeróbios. Atualmente são 54 SLTE
Atualmente, o SAMAE investe em um Plano de Despoluição dos Arroios, que comtemplam a construção de cinco Sistemas de Tratamento de Esgoto: Tega, Pinhal, Pena Branca, Belo e Samuara.
TEGA
A Estação de Tratamento de Esgoto Tega terá capacidade de tratar 440 litros por segundo. O projeto vai beneficiar pelo menos 200 mil pessoas em 34 bairros. A obra também contempla a implantação de Coletores Troncos e Redes Interceptoras que vão coletar, transportar e tratar o esgoto. Ao total, serão 34 km de rede.
PENA BRANCA
Quando o sistema estiver concluído vai atender aproximadamente 45 mil pessoas da zona leste. A obra integra 14 Km de implantação de rede e uma Estação de Tratamento que terá capacidade de tratar 120 litros de esgoto por segundo.
BELO
Com a implantação de Redes Coletoras, Interceptor e Estação de Tratamento de Esgotos o Sistema Belo será a garantia de saneamento para 38 mil moradores em cinco bairros da região sudoeste.
PINHAL
Pelo menos 150 mil moradores do perímetro centro-sul de Caxias e cidades situadas ao longo do arroio, como Galópolis e Vila Cristina vão ser beneficiadas com a implantação do Sistema. Serão 23 km de Redes Coletoras e Interceptora e uma Estação de Tratamento que tratará 280 litros de esgoto por segundo.
SAMUARA
Serão 19 Km de Redes Coletoras e Interceptoras que levarão o esgoto até a Estação de tratamento, onde serão tratados 60 litros por segundo. Saneamento das áreas próximas à bacia de captação do Samuara que vai beneficiar cerca de 15 mil pessoa.
Clique aqui para ver a animação do tratamento do esgoto |
Fotos: Camila Braga