Notícias
EIA/RIMA do Marrecas é entregue na Prefitura
EIA/RIMA do Marrecas é entregue na Prefitura
O Prefeito José Ivo Sartori e o Diretor-Geral do SAMAE, engenheiro Marcus Vinicius Caberlon, receberam nesta terça-feira (18/12), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Sistema Marrecas, elaborados pela Universidade de Caxias do Sul. A entrega aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura.
A partir de agora, o SAMAE tem o embasamento técnico necessário para se reunir com a comunidade e discutir os detalhes da obra. Com a entrega do documento, também já é possível solicitar as licenças ambientais para a obra junto à Fepam. No primeiro trimestre de 2008, será realizada uma audiência pública sobre a implantação do novo manancial.
O Prefeito Sartori determinou à Direção do SAMAE que o estudo seja encaminhado imediatamente à Fepam. “Tudo está sendo feito de acordo com a legislação e com muita responsabilidade. Queremos obter as licenças para que a obra possa começar o quanto antes”, destacou. O Prefeito elogiou ainda o empenho e a dedicação dos técnicos da UCS envolvidos no EIA/RIMA.
O Diretor-Geral do SAMAE lembrou que nas próximas semanas devem acontecer encontros com a comunidade. “Com o EIA/RIMA em mãos, poderemos responder às dúvidas dos moradores sobre a obra”, observou. Caberlon ressaltou que até o momento foram realizados apenas estudos e que todo o processo será conduzido com transparência e tranqüilidade.
O Reitor da UCS, Isidoro Zorzi, ajudou a entregar o estudo ao Prefeito e ao Diretor-Geral do SAMAE. “Posso afirmar que se trata do primeiro estudo técnico desta envergadura realizado pela Universidade de Caxias do Sul”, disse. Segundo ele, o EIA/RIMA ficou marcado também pela participação de especialistas de várias áreas da UCS. “Houve uma integração inédita entre área técnica e as ciências sociais”, acrescentou.
Foto: Luiz Chaves
Assessoria de Comunicação SAMAE