Notícias
SAMAE obtém licenças ambientais para Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)
SAMAE obtém licenças ambientais para Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o SAMAE comemora a obtenção das licenças ambientais para construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) dos Sistemas Belo, Pinhal, Pena Branca, Samuara e Tega - 2ª etapa. As chamadas Licenças para Instalação (LI) foram concedidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e permitem o andamento do plano de despoluição dos principais arroios, estimado em cerca de R$ 120 milhões.
Nas próximas semanas, será aberta licitação para as obras do Sistema Pinhal (inicialmente para implantação das tubulações que irão coletar o esgoto). O Sistema ficará localizado na parte centro-sul da cidade, atendendo aos bairros Exposição, Rio Branco, São Leopoldo, Panazzolo, N. S. de Lourdes, Cristo Redentor, Santos Dumont, Bela Vista e Planalto, entre outros. Estão previstos investimentos de R$ 25,5 milhões, que vão beneficiar 126,5 mil habitantes.
No segundo semestre, será a vez do Tega - 2ª etapa, além dos Sistemas Samuara, Pena Branca e Belo. A primeira etapa do Tega já está em andamento, com a construção da ETE no bairro Mattioda (foto), com capacidade para tratar 220 litros por segundo. A 2ª etapa prevê a duplicação da capacidade da ETE. Quanto à rede interceptora do Tega, lançada no último dia 12/05, a obra está em fase de concretagem das tubulações.
Assessoria de Comunicação SAMAE