Notícias
Operação Verão Seguro aborda banhistas em local proibido
Operação Verão Seguro aborda banhistas em local proibido
Em vistoria realizada neste final de semana (12 e 13/01), equipes do SAMAE, Bombeiros e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) abordaram 110 pessoas com o objetivo de prevenir afogamentos em rios, lagos e barragens do Município. Os agentes integram a Operação Verão Seguro 2008, que começou em dezembro e vai até março deste ano. Três pessoas (um adulto e duas crianças) foram flagradas tomando banho no Complexo Dal Bó, próximo ao bairro Fátima. Os Bombeiros orientaram os banhistas sobre os riscos e, no caso das crianças, acionaram o Conselho Tutelar, que se encarregou de alertar os familiares. Aos demais, foi distribuído material educativo.
De acordo com o tenente Artêmio Dall’ Aqua, do 5º CRB, que comandou a ação, o número de banhistas flagrados costuma ser bem maior. “Se o sábado não estivesse nublado, certamente mais pessoas estariam tomando banho nestes locais, considerados de alto risco”, avalia. Segundo ele, a maioria dos casos é registrada nas barragens Maestra e do Complexo Dal Bó, além das lagoas do Rizzo e do Parque Oásis.
Durante as três primeiras semanas da Operação, nenhuma morte por afogamento foi registrada no Município. No mesmo período da edição passada, cinco pessoas perderam a vida tomando banho em locais de risco. Os bombeiros lembram que ocorrências devem ser comunicadas pelo fone 193.
Assessoria de Comunicação SAMAE