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Notícias

08/07/2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SAMAE AOS MUNÍCIPES

AUTARQUIA REALIZA RECÁLCULO NAS CONTAS DE ÁGUA

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    O SAMAE, visando esclarecer à população, em face dos reflexos da pandemia, tão logo as autoridades Federais, Estaduais e Municipais, bem como as autoridades sanitárias instituíram os Decretos de distanciamento social e protocolos sanitários, adotou seu contingenciamento interno. Dentre as providências cujo o intuito foi a preservação da saúde dos munícipes e dos servidores da Autarquia, providenciou a suspensão do atendimento presencial e a coleta da leitura e entrega da fatura de água e esgotamento sanitário simultâneo, todavia, implementou o tele atendimento nas plataformas digitais e suspensão dos cortes por falta de pagamento, o que perdurará até o fim da pandemia. Cabe salientar que, tal procedimento foi adotado por outras concessionárias e/ou autarquias de água e de energia.

    Diante disso, o SAMAE aplicou a média aritmética dos três meses anteriores em cada ponto de consumo. Observa-se que no período de março até abril, a cidade praticamente parou, onde a indústria, comércio e demais serviços suspenderam suas atividades e a comunidade, respeitando as diretrizes do distanciamento social, permaneceu em isolamento, sendo que ainda uma parcela da população permanece nesta condição como forma de controlar a propagação da COVID-19.

    Isso refletiu, segundo dados da Autarquia, em um aumento de consumo de água de 20% a 50% na micromedição dos consumidores, ocasionado pela mudança de comportamento diante do isolamento. Desta forma, ocorreram alterações nos padrões de consumo ao longo do dia, pois os protocolos sanitários indicam que para o enfrentamento e combate ao coronavírus há necessidade de atenção especial para higienização alimentar e pessoal, assim, houve alteração nos hábitos de consumo com a higienização pessoal, que é a ação de lavar as mãos, lavagem de roupas, banhos e descargas com maior frequência, bem como a preparação das refeições e, consequentemente, a lavagem de louças.

    Em razão desse cenário, que se refletiu nas contas da segunda quinzena de março, e nos meses de abril e maio de 2020, não foi possível a leitura real, sendo retomada somente a partir de 1º de junho de 2020. Assim, verificou-se que das 135 mil ligações cadastradas, há um percentual de consumidores que apresentou incidências de acúmulo de consumo maior do que a média aplicada, e a Autarquia teve acesso a realidade de cada consumidor. Um número expressivo de consumidores informaram a leitura do hidrômetro por telefone ou via aplicativo whatsapp, o que evitou a aplicação de média.

 

Vale ressaltar que estamos em um momento crucial do avanço da pandemia, o qual a Autarquia, tal como a sociedade em geral está refém das restrições impostas pelo Governo do Estado do RS, perante seus Decretos, com isso gerando instabilidade quanto ao atendimento à população na área comercial, com constantes trocas de bandeiras.

    Considerando a peculiaridade de cada consumidor, seja residencial, comercial, industrial e público, é imprescindível a análise individualizada perante recálculo para aferição do valor real de consumo de cada um, sendo que a média aplicada expressou a realidade de consumo da grande maioria dos consumidores residenciais.

    Assim, as faturas onde constatou-se leitura menor que a média aplicada, os valores estão sendo compensados na forma de crédito na própria fatura de água e esgotamento sanitário. As contas acima da média, além do recalculo, a Autarquia está ofertando a possibilidade de parcelamento, medida essa válida para todos os consumidores.

 O SAMAE, como medida de enfrentamento à Pandemia perante seus usuários, no que tange ao aspecto econômico, implementou:

 a)  Suspensão dos cortes de água, abrangendo todas às categorias por inadimplência durante a pandemia;

 b) Projeto de Lei que isenta a cobrança de água e esgoto, dos usuários beneficiados da Tarifa Social;

 c) Projeto de Lei de remissão de juros, multa e correção monetária para contas com vencimento de 1º de abril a 30 de setembro de 2020.

      É oportuno esclarecer que não estamos medindo esforços para enfrentar esta situação da melhor forma possível, dentro dos princípios inerentes à Administração Pública, que são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

     Diante desse contexto, em decorrência da situação atual do avanço do Coronavírus, cabe ao SAMAE e, em especial, ao Diretor-Presidente e aos seus colaboradores, zelarem pelo controle de aglomeração dos consumidores com a finalidade de atender às medidas de contingência impostas pelos entes governamentais. Desta forma, solicitamos especial atenção quanto aos canais de atendimento que estarão disponíveis em horário comercial.

Estamos certos de poder contar com a compreensão de todos.

 Todas as informações e solicitações poderão ser obtidas através dos contatos abaixo:

Telefone: (54) 3220-8600
Whatsapp atendimento normal para protocolo geral: (54) 99148-4373

Whatsapp atendimento consumos: (54) 99143-3559, (54) 99162-1696, (54) 99250-1019.

Plantão 24 horas: 115

Site: www.samaecaxias.com.br (alteração cadastral, aviso de vazamento, segunda via, conta por e-mail, negativa de débito, comunica pagamento, extrato de quitação, simulador de consumos).
E-mail: samae@samaecaxias.com.br

Divulgação Samae

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