Redirecionar para conteudo principal

Gerenciar preferências de cookies

O site do SAMAE usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto gravados no dispositivo para armazenar dados que serão usados posteriormente pelos servidores Web. Utilizamos cookies para lembrar suas preferências e configurações, ajudá-lo a fazer login e analisar como o nosso site está funcionando. Para obter mais informações, consulte a Política de privacidade.

Usamos os cookies obrigatórios para realizar funções essenciais do site. Por exemplo, eles são usados para fazer seu login, salvar suas preferências de idioma, melhorar o desempenho, direcionar o tráfego entre servidores Web, detectar o tamanho da tela, determinar o tempo de carregamento das páginas, melhorar a experiência do usuário e medir a audiência. Esses cookies são necessários para que nossos sites funcionem.

Permitimos que terceiros usem cookies de análise para entender como você usa nossos sites e como podemos melhorá-los. Isso também permite que terceiros possam desenvolver e aprimorar seus produtos, os quais podem ser usados em sites que não pertencem ou não são operados pelo SAMAE. Por exemplo, eles são usados para coletar informações sobre as páginas que você visita e quantos cliques são necessários para realizar uma tarefa. Usamos alguns cookies de análise para publicidade.

Assim como terceiros, utilizamos cookies de mídias sociais para mostrar anúncios e conteúdo com base nos perfis de redes sociais e na atividade em nossos sites. Eles são usados para conectar sua atividade para que os anúncios e os conteúdos visualizados em nossos sites e nas mídias sociais possam refletir melhor seus interesses.

Ir para o conteúdo principal
  • Fale Conosco
  • Unidades
  • Concursos Públicos
  • Transparência
  • Portal do Servidor
  • Webmail
    • Tamanho da fonte

    • Modo de alto contraste

  • Institucional
    • Apresentação
    • Histórico
    • Esgoto
    • Recursos Hídricos
    • Acqua Fest
  • Água
    • Água
    • Análises da Água
    • Qualidade da Água
    • Fontes Públicas
  • Serviços
    • Onde Pagar a sua Conta
    • Atendimento
    • Dúvidas sobre os serviços
  • Educação Ambiental
  • Licitações
    • Cadastro de Fornecedores
    • Editais
    • Licitantes Penalizados
  • Legislação
    • Leis e Decretos
    • Orientações Técnicas
  • Concursos Públicos
    • Editais de Citação
    • Concursos
  • Atendimento
  • Fale Conosco
  • Dúvidas Frequentes
  • Unidades
  • Concursos Públicos
  • Transparência
  • Webmail

Notícias

17/12/2009

Prêmio de Responsabilidade Ambiental é entregue ao SAMAE

Prêmio de Responsabilidade Ambiental é entregue ao SAMAE

  • Compartilhar
  • Tweet

 

 

 

 

 

 

 

O Diretor-geral do SAMAE, engenheiro Marcus Vinicius Caberlon, recebeu, na noite desta quarta-feira (16/12), o V Prêmio Responsabilidade Ambiental, considerado o Oscar do meio ambiente no Estado. A solenidade de entrega aconteceu no Theatro São Pedro, em Porto Alegre

Promovido em conjunto pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Associação Riograndense de Imprensa e Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, o evento reuniu exemplos marcantes e de alto significado no respeito à natureza, onde o crescimento pessoal, profissional, empresarial e institucional obedecem padrões de consumo que, verdadeiramente, levem em conta a proteção do meio ambiente.

Abastecer a cidade de Caxias do Sul, investir em políticas ambientais para proporcionar qualidade de vida à população, visando sempre à preservação dos mananciais e do meio ambiente é a grande missão do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. Com este norte, após realizar um preciso estudo de redução de perdas de água e de energia elétrica, o SAMAE foi indicado à maior láurea do Meio Ambiente no Rio Grande do Sul. A autarquia foi premiada com o case O SAMAE aprendendo a não perder.

O Instituto Latino-americano de Proteção Ambiental Borboleta-Azul que realiza o Prêmio de responsabilidade Ambiental do Rio Grande do Sul está em sua quinta edição, mas foi instituído em 2005, por Resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com apoio da Associação Riograndense da Imprensa (ARI) e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado.

O Prêmio de Responsabilidade Ambiental é uma vitória da capacidade realizadora do homem em benefício dele mesmo, promovendo o desenvolvimento sustentável, criando uma consciência ecológica e otimizando o crescimento com responsabilidade. O Rio Grande do Sul, por meio do Prêmio de Responsabilidade Ambiental consagra, de forma marcante, profundamente solidária e verdadeira, empresas e personalidades comprometidas com o meio ambiente.

O case vencedor foi criado dentro do Projeto Com+Água do SAMAE e tem como objetivo diminuir as perdas de água que acontecem desde a captação no manancial até a entrega da água ao usuário final. Essas perdas prejudicam o equilíbrio financeiro e principalmente no acúmulo de volume de água. O coordenador do Comitê Gestor do Com+Água, Márcio Gasparetto, chamou atenção para a importância da preservação dos recursos hídricos. “O SAMAE trabalha focado na redução das perdas. Temos a consciência de que é preciso respeitar o nosso bem maior: a Terra”, sentenciou.

Segundo o Diretor-geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon, o projeto também propõe o uso eficiente da energia elétrica. Para isso, o SAMAE firmou convênio com a concessionária de energia elétrica com a finalidade de reduzir o consumo. A concessionária investiu R$ 558 mil na substituição e adequação de equipamentos visando à redução no consumo de energia. As melhorias garantiram ao SAMAE uma economia de 501 Mwh/ano.

Caberlon ressalta a importância de projetos que tenham como objetivo o desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente. Para ele, a conquista do V Prêmio Responsabilidade Ambiental é a concretização de um trabalho realizado em parceria, que busca a qualidade do serviço prestado, sempre com a preocupação do equilíbrio com o a natureza. “Não podemos esquecer que a água é um bem finito e cada vez mais escasso”, ressalta. Caberlon vai ainda mais longe e enfatiza a importância em projetar e planejar o futuro com a missão de gerar o mínimo de impactos ao meio ambiente, focando sempre um meio ambiente melhor.

Ele explica que, no SAMAE, foram realizadas substituições de diversos aparelhos e implementação do Centro de Controle Operacional para supervisão e controle à distância via telemetria do sistema de abastecimento de água – Supervisório, que possibilitou o controle eletrônico, evitando-se desperdício de água em caso de rompimento de adutoras e agilizando o processo de conserto. Com isso, o projeto já recebeu a primeira colocação na edição 2009 do Prêmio Citenel - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, realizado em junho, em Belém do Pará, competindo com outros 100 projetos.

O Com+Água é um Programa que visa à redução de água e uso eficiente de energia elétrica. O SAMAE participou, em julho de 2005, da chamada pública 004/2005, em uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio do PMSS (Programa de Modernização do Setor de Saneamento), cuja pauta principal foi o apoio técnico para reduzir perdas de água e energia. Foram selecionadas 10 operadoras de saneamento do país, sendo o SAMAE uma delas. O Com+Água iniciou com a direção da autarquia. Após, foi criado um Comitê Gestor interdisciplinar formado por colegas de diferentes áreas. Dentro do Programa ainda há espaço para ações que despertem às pessoas quanto ao uso racional da água. Sendo assim, ele procurar mobilizar as pessoas com teatro, coral, oficinas e palestras.

Depois de receber o Prêmio Gestor Público do Sindaf – Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado e o Prêmio Citenel – Congresso Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, realizado em Belém do Pará, a autarquia fecha o ano recebendo o V Prêmio de Responsabilidade Ambiental do RS. “É uma grande conquista”, comemora Caberlon.

Os prêmios foram entregues pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella; presidente do Instituto Borboleta Azul, José Roberto Ramos; presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Torma; Secretário Estadual substituto do Meio Ambiente Giancarlo Tusi Pinto.

Foto: Luiz Chaves

Assessoria de Comunicação SAMAE

Baixar imagens

Obras de esgotamento sanitário no Pio X chegam à rua Mariana Prezzi

Abastecimento de água será interrompido em quatro bairros nesta quinta-feira (18/6)

Samae inicia implantação de 1.300 metros de redes de esgoto no Pio X

Defesa do municipalismo marca abertura do 54º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

Samae alerta para bloqueio total no Primeiro de Maio

Revisão anual das tarifas de água e esgoto entra em vigor em 1º de julho

Autarquias se unem em defesa do saneamento e da autonomia municipal

Estações de Tratamento do Samae impressionam visitantes de outros estados

54º Congresso Nacional de Saneamento começa nesta segunda-feira (25) em Caxias do Sul

Extensão de rede leva água tratada para Caravaggio da 6ª Légua

Ferramenta desenvolvida pelo Samae permite decisões mais rápidas sobre risco de deslizamentos em Caxias

Associação Nacional de Saneamento empossa Edson da Rosa como 2° vice

Edson da Rosa assume a presidência do Samae

Programa Água Boa: Samae inicia construção de 72 quilômetros de redes no Interior de Caxias do Sul

Samae vai elaborar primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa de Caxias do Sul

Operação Verão Seguro termina com 571 pessoas abordadas e nenhum afogamento em represas de Caxias do Sul

Samae inicia implantação de 33 quilômetros de redes de água tratada na 4ª Légua

Famílias de São Luiz da 3ª Légua comemoram chegada da água canalizada

Programa Água Boa e Lei das Águas viabilizam extensão de rede em Aparecida de Vila Seca

Samae leva extensão de rede de água a 60 quilômetros do Centro de Caxias

Extensão de rede implantada em 60 dias encerra drama de 15 anos em Galópolis

Programa Água Boa leva extensão de rede à Grutinha, na Terceira Légua

Mais de 2 mil famílias já garantiram caixas d’água em Caxias do Sul

Água tratada do Marrecas chega à Invernada, em Vila Oliva

Reservatório garante 1 milhão de litros de água para Forqueta

Reforma amplia em 87% a capacidade de tratamento de água da Celeste Gobbato

Programa Água Boa beneficia a 70 famílias em Nossa Senhora das Dores

Museu conta a história do abastecimento de água em Caxias do Sul

Caxias do Sul ganha novo complexo de esportes de areia junto ao Jardim Botânico

Rede de esgoto e caixas d’água levam saúde e qualidade de vida ao Jardim Oriental

Telefone e WhatsApp respondem por 82% dos atendimentos do Samae

4ª Acqua Fest reúne 38 mil pessoas e celebra os 60 anos do Samae em Caxias do Sul

PIX e canais digitais tornam o pagamento da conta do Samae mais rápido e eficiente

Samae inaugura rede de água tratada na região “dos Biffi”, no Serrano

Extensão de rede leva água do Marrecas a 80 famílias de Carapiaí, em Fazenda Souza

Santa Lúcia do Piaí vai receber 46 quilômetros de redes de água

Após 20 anos de espera, é sancionada a nova Lei das Águas de Caxias do Sul

Programa Água Boa leva dignidade a mais de 40 famílias em Galópolis

Programação das implantações de redes de esgotamento sanitário durante a semana de 06/01 a 10/01

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Se você rejeitar os cookies opcionais, serão usados somente os cookies necessários para fornecer os serviços. Você pode alterar sua escolha clicando em
'🍪 Gerenciar cookies' na parte inferior da página. Política de privacidade

Aplicativo SAMAE Digital
Google Play App Store
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  1. 🍪 Gerenciar cookies
  2. Legislação
  3. 003.000.013.12
2026 Samae. Todos os direitos reservados