Notícias
Samae e Pedreira Caxiense celebram termo de cooperação
Empresa ficará responsável por implementar programa de melhoria da qualidade dos ambientes lindeiros à Mina Maestra
Na tarde desta segunda-feira (04/09), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Pedreira e Concretos Caxiense assinaram termo de cooperação que objetiva a implementação de programa de melhoria da qualidade dos ambientes lindeiros à Mina Maestra, localizada na Zona Norte de Caxias do Sul, em face de medida mitigatória contida no Estudo de Impacto Ambiental e no Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), para fins de emissão de licença prévia à empresa. Nas cláusulas ficam implícitas as obrigações de cada parte, o cronograma e as metas do plano de trabalho. O ato ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, que assinou como testemunha.
Gilberto Meletti, diretor-presidente do Samae, fez um breve histórico de como iniciou a parceria e da relevância para o município. “Quando a Fepam autorizou essa medida, a pedreira nos procurou com o objetivo de tratar da bacia onde está inserida a mina. São investimentos vultuosos que eles farão para preservar os nossos recursos hídricos”, explanou.
Representando a Pedreira Caxiense, José Fernando Fagundes destacou o cuidado da empresa em minimizar os impactos da atividade. “Nós somos uma das primeiras pedreiras do Brasil a utilizar energia produzida por nós mesmos, a fotovoltaica. A grande responsabilidade de quem explora é cuidar dos recursos disponíveis. Por isso, mesmo com um investimento alto, optamos por implementar o programa nessa área”.
Por fim, Adiló enalteceu a atitude dos proprietários da pedreira. “Fazendo a coisa certa, todos ganham. É o tipo de projeto que temos que agradecer”. Também participaram do ato o vereador Velocino Uez; o secretário de Governo, Flávio Cassina; representantes da Pedreira e Concretos Caxiense e da Garden Projetos; e servidores do Samae.