Notícias
Contas do Samae poderão ser pagas por PIX
Licitação para contratar serviço bancário irá ocorrer em novembro
O pagamento de contas de água, esgoto e demais serviços prestados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) por meio da modalidade PIX se tornará realidade nos próximos meses. A licitação para contratar o serviço de arrecadação bancário deverá ocorrer em novembro e, a partir da publicação do contrato, a contratada terá o prazo de 30 dias para executar a implantação do serviço, além das demais integrações necessárias.
O PIX facilita a vida das pessoas por ser um serviço gratuito para o cliente, que funciona 24 horas, nos sete dias da semana. “Oferecemos mais essa opção de pagamento aos nossos clientes, para que possam escolher o meio que mais se encaixe em sua rotina. Nós estamos sempre buscando maneiras de usar a tecnologia para facilitar a vida dos nossos usuários e, especialmente após a pandemia, tornou-se essencial oferecer a opção de pagamento digital instantâneo”, afirma o Superintendente Comercial do Samae, Márcio Gasparetto. Além da nova modalidade, nos últimos anos a autarquia vem implementando uma série de facilidades para o usuário, como o débito em conta, o atendimento via plataforma do WhatsApp e o aplicativo Samae Digital, onde é possível ter acesso a vários serviços de forma prática e sem sair da casa.
Além do convencional código de barras, a fatura emitida pelo Samae passará a contar com um QR Code, pelo qual o usuário poderá realizar o pagamento por meio da instituição financeira de sua preferência. Dessa forma, o pagamento poderá ser feito de qualquer lugar, utilizando apenas o celular. Para isso, o cliente deverá abrir o aplicativo do seu banco, selecionar a opção PIX, escolher pagar com QR Code, aproximar a câmera do celular para escanear o código na conta de água e aguardar a confirmação. De modo simples e rápido, o pagamento é efetuado imediatamente.
Mas as vantagens não se restringem somente à população, tendo em vista que a própria autarquia também se beneficiará com isso. Com o PIX, a quitação da fatura acontece em um tempo menor, o que garante rapidez na retomada de serviços que dependam da comprovação do pagamento – como a solicitação de religação após o corte por inadimplência. Espera-se também que haja uma diminuição da inadimplência dos pagamentos. Com a agregação da tecnologia à prestação dos serviços, o Samae gera redução de custos de operacionalização junto às instituições financeiras.
Criado pelo Banco Central em novembro de 2020, o PIX pode ser utilizado por qualquer pessoa que possua uma conta bancária ou carteira digital e um celular ou computador com acesso à internet. O sistema de pagamentos instantâneos já é um dos meios mais utilizados pelos brasileiros.