Notícias
Sipat do Samae encerra com mais de 200 servidores envolvidos
De 6 e 9 de novembro, 12 atividades compuseram a programação organizada pela Cipa
Entre os dias 6 e 9 de novembro, ocorreu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Samae. Promovida pela Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (Cipa), ao longo da programação foram realizadas doze atividades voltadas à promoção e reflexão sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele. Cerca de 200 servidores participaram das atividades.
A primeira palestra contou com a presença do enfermeiro do Núcleo de Educação e Urgência do Samu, Cláudio Bernardi Neto. A apresentação uniu a teoria com a prática para falar sobre primeiros socorros. Na tarde de segunda (6), aconteceu a abertura oficial, que contou com as falas do diretor-presidente em exercício, Angelo Barcarolo, e do presidente da Cipa gestão 2021/2023, Juliano Casagrande. Após, o 12º Batalhão de Polícia Militar deu dicas de como se portar sob um ataque de cão. Por fim, o servidor da Seção de Eletrônica e Automação apresentou o trabalho técnico “Escorva remota de bombas centrifugas”.
Na terça (07), as servidoras da Seção de Controle de Qualidade Eliara de Almeida Silva Aver e Luciane Torezan apresentaram os trabalhos “Procedimento padrão para redução de coliformes totais” e “Validação das análises de cloro”. Durante a tarde, a programação seguiu com as palestras “Segurança pessoal e prevenção” e “Aplicação do ArcGis em rotinas de trabalho do Samae”.
Na quarta (08), a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abordou os cuidados com animais peçonhentos e o mosquito Aedes Aegypt. À tarde, a equipe abordou as infecções sexualmente transmissíveis.
A programação foi encerrada no dia 9 com duas palestras, uma sobre assédio moral no ambiente de trabalho, promovida pelo Sindiserv e, na sequência, outra com o tema “Gerenciamento de cloro a gás”, ministrada pelo servidor Moeses Oliveira.