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Samae ultrapassa 319 mil atendimentos em 2023
Plataforma de WhatsApp lidera a busca pela prestação de serviço
O atendimento por canais digitais consagrou-se como uma das principais frentes de atuação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), realizando, em 2023, 152.719 atendimentos somente pela plataforma de WhatsApp, ultrapassando o telefone 115, que registrou 129.050 ligações. Já o atendimento presencial na Loja Comercial foi procurado por 37.237 pessoas. Dessa forma, 319.006 pessoas buscaram suporte da autarquia neste ano.
Tanto pelo WhatsApp como pelo telefone 115, o serviço mais procurado é a busca por informações sobre falta de água. Vistoria de conserto de vazamento e emissão de 2ª via de conta também aparecem no ranking. Presencialmente, a negociação de pendências liderou os atendimentos.
Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, o aumento do atendimento virtual mostra uma tendência do mercado. “Essa mudança do perfil do consumidor começou junto à pandemia, quando as pessoas se resguardavam em casa e buscavam a solução no meio digital. Com isso, o Samae também se adequou e buscou novas ferramentas. Muitos serviços foram automatizados e, assim, conseguimos ser mais ágeis e objetivos, levando também aos nossos clientes mais comodidade”, destaca.
Além dos meios convencionais, a autarquia também possui o aplicativo Samae Digital que desde o seu lançamento, em 2022, conta com mais de 14 mil downloads e, neste ano, recebeu uma série de atualizações que facilitam ainda mais a experiência do usuário. “Quem tiver o aplicativo instalado fica sabendo da falta de água por meio de notificações. Com o tempo, estimamos que esse serviço seja mais utilizado e, dessa forma, o número de pessoas que antes optavam por ligar, diminua consideravelmente”, projeta.
O Samae atende por meio do telefone 115, WhatsApp 9.9180-0893 ou, ainda, presencialmente, na rua Pinheiro Machado, 1631, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.