Notícias
39 mil pessoas participaram da 2ª edição do Acqua Fest em Caxias do Sul
Evento promovido pelo Samae e prefeitura ocorreu no Parque dos Macaquinhos e proporcionou diversas atividades gratuitas à comunidade
Com o calor intenso registrado no fim de semana, quando o termômetro do relógio digital instalado no Parque dos Macaquinhos chegou a marcar 35°C, a 2ª edição do Acqua Fest reuniu 39 mil pessoas. Promovido pelo Samae e pela prefeitura de Caxias do Sul, o evento era gratuito e contava com opções de cultura e lazer para toda a família. A principal atração que divertiu crianças e adultos foi o maior toboágua inflável do Brasil, com 150 metros de extensão, instalado na Rua Dr. Montaury, entre as ruas Dal Canale e Dom José Baréa. A descida no toboágua chegou a atingir 50 quilômetros por hora.
Nicolas Anacleto Falcão, de 12 anos, veio de Novo Hamburgo para Caxias no sábado (3). “Eu vim de Novo Hamburgo só pra aproveitar esse toboágua”, contou o estudante. E teve mais gente que veio de outras cidades, como a Inês Postal, que comemorou seu aniversário no domingo (4). “Hoje estou de aniversário, 73 anos, e vim comemorar em Caxias do Sul, de um jeito bem diferente do tradicional. Estou muito feliz! É muito divertido!”.
Além da adrenalina, todo o evento girou em torno do cunho socioambiental. O Banco de Alimentos arrecadou 800 quilos de alimentos não perecíveis, sugestão para quem fosse descer no toboágua. Os 15 mil litros de água utilizados na operação dos brinquedos foram recolhidos pelo caminhão-pipa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e serão reutilizados para regar canteiros e lavar os bancos das praças da cidade.
O evento também contou com um parque de brinquedos inflável, montado dentro da quadra de esportes. A estrutura completa contou com um toboágua menor para crianças abaixo de 12 anos, futebol de sabão, piscina, prancha de surf mecânica e camas elásticas da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel). Para aproveitar as atrações, as crianças tinham que realizar atividades disponíveis nas tendas dos parceiros dispostas pelo parque para ganhar um dinheiro fictício, os "econômis", moeda de troca do projeto Proconlândia, capitaneado pelo Procon.
A estudante Carolina Rech viu a divulgação do evento e já colocou na agenda da família. “É a segunda vez que eu desço e eu já estou indo para a fila de novo. Fui no outro ano, mas nessa edição o toboágua está melhor, mais radical, mais divertido. Também tem mais atividades, mais eventos aqui. Vale muito a pena”, opinou.
Durante o Acqua Fest, foram oferecidos uma série de serviços totalmente gratuitos para o público presente nos dois dias. Mais de 200 massagens e 150 cortes de cabelo foram feitos por alunos do Instituto Mix. Cerca de 2,5 mil sementes de girassóis, papeis semente e materiais educativos foram distribuídos pela educação ambiental da Semma. As atividades de conscientização do Samae e da Codeca reuniram mais de 6 mil crianças e adolescentes que puderam conhecer mais sobre a separação dos resíduos e a importância da prevenção e uso consciente da água. O Procon, além de promover a educação financeira, fez cerca de 600 pinturas de rosto nas crianças. A Faculdade Ideau distribuiu 500 mudas de flores, fez 300 pinturas de rosto nas crianças, 46 orientações sobre as leis relacionadas à água, 30 sobre os animais de estimação e 9 sobre Imposto de Renda. O Corpo de Bombeiros Militar ministrou oficinas de primeiros socorros e distribuiu cartilhas educativas e a Vigilância Ambiental em Saúde esteve presente com atividades com foco na prevenção à dengue e captação de doadores de sangue para o Hemocentro.
Os pets não ficaram de fora da diversão e fizeram a festa no espaço da La Santé, onde puderam se refrescar nas piscinas exclusivas para eles, além de ganhar adereços temáticos do Acqua Fest.
Silvia Spindler trouxe sua filha para curtir as atrações do evento. “A gente não tem reclamação nenhuma. Tem que fazer mais vezes, fazer coisa pra família, pensar no pessoal que tem a economia mais baixa para que possa se divertir, que nem estão fazendo agora”, declarou.
Ao todo, 10 atrações musicais de gêneros que iam do rock ao samba animaram o público presente nos dois dias de evento e uma área gastronômica completa estava à disposição.
A 2ª edição do Acqua Fest teve patrocínio de Keyworks Software, Laticínios Frizzo, La Birra Cervejaria, Nort Brasil Incorporadora e Construtora e Tecnofrio Refrigeração Industrial; apoio cultural de Fundação Marcopolo; e apoio de Procon Caxias do Sul, Unimed Nordeste RS e Urbê Arquitetura e Planejamento Urbano.