O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, entregaram, na manhã de sábado (23/03), mais três extensões de rede de água no interior de Caxias do Sul. Aproximadamente 120 pessoas residentes ao longo das Estradas Municipais 100, 110 e Isidoro Comerlato celebraram a chegada da água encanada. Cerca de R$ 314 mil foram investidos para implantar 3.950 metros de tubos e atender 30 ligações.
Anteriormente, as comunidades se abasteciam por poços artesianos e vertentes. Agora elas são abastecidas pelo Sistema Faxinal, que tem a água tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa.
Moradora da Estrada Municipal Isidoro Comerlato, Mirela Casagrande Comerlato, agradeceu o investimento na região. “Estamos aqui para celebrar a conquista de um direito fundamental que é o acesso à água potável. A instalação dessa rede na comunidade de Nossa Senhora da Maternidade representa mais do que uma simples realização. É uma parceria entre os moradores e o Samae que impacta nossas vidas diretamente”, afirmou.
Em nome das famílias que residem nas estradas 100 e 110, Nelson Piamolini lembrou dos períodos difíceis enfrentados. “A chegada da água sempre foi um sonho, um desafio, porque todo ano que chegava o verão, a água era limitada. Nos privávamos de fazer diversas atividades para ter o básico para consumo”, contou.
Meletti salientou o empenho e dedicação das equipes da autarquia envolvidas com esse projeto de levar água ao interior. “Temos um setor que desempenha essa atividade de visitar as localidades e buscar encontrar formas de viabilizar a implantação da rede, junto com os técnicos. A água é crucial para o desenvolvimento econômico e social das comunidades, bem como para a permanência do jovem no campo”, pontuou.
O prefeito Adiló falou dos investimentos da Administração Municipal para melhor atender as comunidades que vivem no campo. “Caxias enfrenta dificuldades, mas estamos tendo um olhar especial para o interior, para quem produz. Colocamos máquinas novas em todos os distritos. E o Samae já implantou mais de 153 km de redes de água. Não de forma linear, mas extensões em vários trechos. Isso é mais do que ir daqui a Porto Alegre”, ilustrou.
O ato, que ocorreu na residência de uma família atendida, também contou com as presenças dos vereadores Elizandro Fiuza e Velocino Uez; do Chefe de Gabinete e secretário do Meio Ambiente, João Uez; equipe do Samae; e comunidade beneficiada.