Notícias
Projeto-piloto de Pagamento por Serviços Ambientais tem 27 inscritos selecionados
Proprietários inseridos em áreas de Bacia de Captação ainda podem se inscrever
O projeto-piloto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) tem 27 inscritos selecionados. As propriedades que participarão da iniciativa estão localizadas nas Bacias de Captação Mulada; Marrecas; Faxinal; Sepultura; Maestra; e Dal Bó. A próxima etapa será o contato com os proprietários pelos consultores do SEBRAE para agendar a visita técnica e dar início a etapa do mapeamento e do diagnóstico ambiental.
O PSA é um instrumento econômico para incentivar a preservação dos recursos hídricos em áreas localizadas nas Bacias de Captação pelos serviços ambientais prestados pelos proprietários dessas áreas, gerando benefícios para todos que consomem água tratada em Caxias do Sul.
O projeto-piloto de PSA, fruto da parceria firmada entre SAMAE e SEBRAE, visa disponibilizar soluções às propriedades inseridas dentro das Zonas das Águas de Caxias do Sul e consiste em realizar o mapeamento ambiental de 40 (quarenta) propriedades onde a adesão é de forma voluntária. Dentro do mapeamento ambiental, será realizado o levantamento topográfico e elaborado mapa do zoneamento da área, considerando as edificações existentes e as atividades desenvolvidas na propriedade. Caso a propriedade necessite, será realizada a regularização das edificações e obtenção de licenciamento ambiental. O projeto piloto contempla investimentos do SAMAE E SEBRAE. O investimento do SAMAE é de 45% do projeto, totalizando R$ 151.875,00.
Ainda restam 13 vagas, portanto, os proprietários de imóveis localizadas em Zona das Águas de Caxias do Sul – RS que desejam participar do projeto podem se inscrever. Dúvidas devem ser sanadas com a Superintendência de Recursos Hídricos, no telefone: 54 3220-8600, ramal 631 ou WhatsApp: 54 99629-3606.