Notícias
Zona Norte será contemplada com novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Assinatura do termo que concede área do Samae para a FAS e ordem de início das obras de reforma do imóvel foi realizada nesta quinta (04.07)
A Zona Norte do município será contemplada com um importante investimento na área de assistência social: a implementação de um novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no bairro Serrano. Na manhã desta quinta-feira (04.07), foi realizada a assinatura do termo que concede o uso da área, até então de propriedade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), para a Fundação de Assistência Social (FAS), e a ordem de início das obras de reforma do imóvel que abrigará o serviço, que também integra a cedência.
Com a desapropriação de cerca de 2,3 hectares inseridos na Bacia de Captação do Sistema Maestra, as instalações do futuro SCFV Serrano ficarão em uma das principais vias da região, a Avenida Serrano-Santo Antônio, nº 212, próximo às ligações com a BR-116. A empresa responsável pela execução dos trabalhos é a Forza Engenharia e Obras Ltda. A fiscalização ficará sob a responsabilidade do Samae. Para reformar o espaço, a autarquia fará um investimento na ordem de R$ 384.998,63. O prazo para a realização dos serviços é de 90 dias.
O imóvel será utilizado pela FAS implementar o projeto vinculado à rede socioassistencial, inédito na região para onde está indo. O reforço da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para a população tem como premissa a promoção de ações que estimulem o convívio social e familiar, objetivando reduzir as vulnerabilidades em populações sensíveis, por meio de reuniões, oficinas, atividades desportivas, culturais e artísticas por idades: 0-6 anos; 6-15 anos; 30-59 anos e idosos.
A presidente do bairro Serrano, Justina Inês Rech, agradeceu e reforçou a importância desta obra para a comunidade da região Norte. “Meus filhos se criaram dentro de um CRAS e no Centro Comunitário aqui do bairro, e hoje, trabalham em grandes empresas, graças ao apoio e atendimento que tiveram no passado. Nossa comunidade acolhe muitas pessoas que vêm de outras cidades, e este novo espaço vai ajudar muitas famílias e atender muitas crianças e idosos. Estamos muitos felizes por esta conquista”, salientou Justina.
Para o presidente em exercício da FAS, Rafael Vieira, “a assinatura da ordem de início dessa obra, em uma importante parceria com o Samae, atende a um anseio antigo da população da zona norte da cidade que, a partir do momento da conclusão da reforma e da abertura para atendimento às crianças, oferecerá um ambiente de acolhida e convívio que também reforçará os laços comunitários”, afirma Rafael.
“Estamos muito felizes em realizar esta obra aqui na comunidade do Serrano e saber que estaremos dando um atendimento especial as nossas crianças. “O Samae adquiriu três lotes que estavam configurados como Área de Preservação Permanente (APP), com o objetivo de garantir a preservação da área de bacia. Mais do que o investimento que teremos nesta obra, e o investimento que esta administração pública está fazendo pensando nas pessoas”, afirma o diretor- presidente do Samae, Gilberto Meletti.
“O Serrano é uma das áreas mais povoadas e que cresce de maneira mais acelerada. Nada é mais importante que investir em pessoas, e é isso que estamos fazendo aqui hoje. A presidente do bairro Serrano, a Dona Justina falou muito bem, temos que acompanhar nossos jovens, temos que dar oportunidades, ajudar essas crianças e jovens a terem um futuro. Serão aproximadamente 80 vagas que beneficiará toda a região da Zona Norte”, pontua o prefeito Adiló Didomenico.
Também estiveram presentes no ato os Vereadores Juliano Valim, Estela Balardin e Clóvis de Oliveira (Xuxa), o presidente do bairro Jardim Adorado, Ildefonso Fonseca Barbosa (Tuti), a representante da Construtora Forza, Yasmim Pedroso Hoffmann, o Procurador do Município, Espedito de lima Abrahão Junior e o Gerente de Obras do Samae, Leonério de Castilhos.