Notícias
Parceria leva água a trinta famílias da zona rural
Parceria leva água a trinta famílias da zona rural
Uma celebração religiosa marcou, nesta quarta-feira (10/12), a concretização do Projeto Água Azul, uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade de Caravaggio da 3ª Légua, que solucionou definitivamente o problema de abastecimento para trinta famílias da localidade. Agora, todos têm água abundante nas torneiras. Ela vem de uma fonte cristalina localizada nas terras do agricultor Ernesto Matté. Por meio de um documento registrado em cartório, ele cedeu os direitos de uso da água à comunidade. A Prefeitura contribuiu com caixa d’água de 20 mil litros e cedência de máquinas pesadas, além de todo acompanhamento técnico para proteção da fonte, por meio da equipe do SAMAE e da Secretaria Municipal da Agricultura (SMAG).
O Vice-prefeito Alceu Barbosa Velho participou da celebração, representando o Prefeito Sartori, e destacou a união da comunidade em torno do mesmo objetivo. “Vocês estão dando um exemplo de como é possível realizar projetos para beneficiar a todos quando se trabalha em parceria”, disse. Ele comparou o esforço dos moradores com as dificuldades enfrentadas pelos ancestrais deles, quando chegaram à região cem anos atrás. “No momento em que abriram os valos a picareta no meio da mata para implantar a rede de água, certamente vocês reviveram um pouco do que os imigrantes fizeram no passado, trabalho que hoje resulta nesta comunidade pujante e organizada”, completou.
O Projeto começou a ser concretizado no ano passado. Os moradores, que até então usavam água de poços, procuraram auxílio técnico da Secretaria da Agricultura, que os orientou a proteger a fonte. Depois, com muita criatividade e em regime de mutirão, instalaram os canos de água e fios para alimentar a bomba elétrica. “Até um anzol com molinete foi utilizado para içar fios nos locais de difícil acesso”, conta o secretário da Agricultura, Nestor Pistorello. Ele também comemorou a concretização do projeto. "A qualidade de vida começa pela água, que é uma necessidade. Quando a comunidade é parceira, tudo funciona. Agora, todos vão zelar pelo benefício conquistado", destacou.
A parceria conta com 31 associados (30 famílias mais o salão da comunidade). A rede que leva a água às casas tem seis quilômetros de extensão, mais 600 metros ligando a fonte até a caixa d’ água. Os moradores elaboraram regras para utilização da água, incluindo normas para utilização racional. É proibido, por exemplo, desperdiçar a água da fonte ou usá-la para encher piscinas ou lavar carros. A iniciativa de Caravaggio da 3ª Légua integra o Programa Água Limpa, da SMAG, que busca a proteção e preservação dos mananciais.
FOTO: LIZETE MOTTER/3ª LÉGUA
Assessoria de Imprensa - SAMAE